Apneia do sono

O que é Apnéia do Sono

A apnéia do sono ocorre quando a via aérea superior fica bloqueada repetidamente durante o sono, reduzindo ou interrompendo completamente o fluxo de ar. Isso é conhecido como apneia obstrutiva do sono. Se o cérebro não enviar os sinais necessários para respirar, a condição pode ser chamada de apneia central do sono.  

Causas da Apnéia do Sono

A apnéia do sono pode ser causada pela estrutura física ou condições médicas de uma pessoa. Incluindo obesidade, distúrbios endócrinos, distúrbios neuromusculares, insuficiência cardíaca ou renal, e certas síndromes genéticas.

Sintomas da Apnéia do Sono

Deve-se considerar esse distúrbio quando o indivíduo ronca, quando respira com dificuldade durante o sono, mas principalmente quando tem sonolência diurna excessiva e sente-se sempre cansado. Porém, outras doenças podem estar relacionadas com a Apneia do Sono, podendo até ser causadas ou pioradas por ela. As principais são a Depressão, as alterações de memória, a Obesidade e a Hipertensão Arterial (“pressão alta”).

Diagnóstico da Apnéia do Sono

Para diagnosticar a apnéia do sono, um exame chamado Polissonografia é muito importante para monitorização do sono do paciente. Após uma noite de sono com o aparelho é possível medir se ocorre e com que frequência pausas respiratórias durante o sono.

Agende uma Consulta

Nossos tratamentos são guiados por rigor clínico e expertise adquirida nas melhores universidades e hospitais do país.

Telefone de Contato

(11) 5082-1013

Envie um WhatsApp

(11) 3895-3192

Dúvidas Frequentes

Todo mundo que ronca tem Apneia do Sono?

Nem todo mundo que ronca tem apneia do sono. Qualquer redução da passagem de ar pelo trato respiratório durante o sono pode causar ruídos. Apneia do sono é quando essa redução acontece por flacidez da musculatura do pescoço e da faringe (garganta). Porém, roncos intensos, com pausas respiratórias durante o sono, se acompanhadas de sonolência excessiva durante o dia sugerem fortemente o diagnóstico de Apneia do Sono.

Qual o tratamento da Apneia do Sono?

O principal e mais importante tratamento é o CPAP, aparelho que garante uma pressão nas vias aéreas e que impede o fechamento por flacidez. Seu uso melhora muito a qualidade do sono e da vida do paciente, mas depende de avaliação médica e fisioterapêutica frequentes para melhor eficácia.

Existem outros tratamentos além do CPAP?

A maioria dos pacientes se mostram receosos de dormir com um aparelho, de que isso possa atrapalhar ainda mais sua noite de sono, mas o que se percebe mais frequentemente é uma melhora tão importante na qualidade de vida que esses receios iniciais são eliminados rapidamente. Não há ainda substitutos ideais ao CPAP, mas há alternativas complementares para casos específicos, que devem ser avaliados por um profissional de saúde.

Agende uma Consulta

Telefone de Contato

11 3895 3192 | 11 5082-1013

Envie um WhatsApp

-

Venha para a Clínica

Av. Domingos de Morais, 2187
cj 517 - Torre Paris | São Paulo

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.