O que é Asma

Trata-se de uma doença pulmonar crônica na qual as paredes internas das vias aéreas, conhecidas como brônquios, ficam inflamadas. Essa inflamação torna os brônquios extremamente sensíveis e irritados, aumenta a quantidade de secreção pulmonar, fazendo com que os pequenos músculos ao redor das vias aéreas se contraiam, dificultando a entrada e mas principalmente a saída de ar dos pulmões.

Aprenda a usar os diversos tipos de inaladores

Causas da Asma

A Asma é causada pela combinação de alguns fatores genéticos e ambientais, sendo os principais:

  • Tendência hereditária para desenvolvimento de alergias
  • Contato com irritantes inalatórios, podendo ser relacionados ao trabalho ou a atividades do dia a dia

Tratamento da Asma

Por se tratar de uma doença crônica e sem cura, o objetivo do tratamento é manter a função pulmonar estável para que o paciente leve uma vida normal, podendo realizar tarefas diárias e exercícios físicos sem limitações.

O tratamento é feito através de medicações inalatórias que variam de acordo com o tipo e gravidade da asma. Muito importante ressaltar que nos últimos anos muitas pesquisas mudaram nossa compreensão sobre a Asma, e diferentes tratamentos foram recentemente desenvolvidos para o controle da doença.

Sintomas da Asma

Os sinais e sintomas de asma mais comuns incluem:

  • Falta de ar
  • Tosse seca ou com secreção
  • Chiado no peito
  • Aperto no peito

Diagnóstico da Asma

Para um diagnóstico preciso da doença, o médico poderá solicitar:

  • Radiografia de tórax e seios da face
  • Exames de sangue
  • Prova de função pulmonar (prova do sopro)
  • Tomografia computadorizada de tórax

Agende uma Consulta

Nossos tratamentos são guiados por rigor clínico e expertise adquirida nas melhores universidades e hospitais do país.

Telefone de Contato

(11) 5082-1013

Fale Conosco

(11) 3895-3192

Dúvidas Frequentes

Bronquite e Asma são a mesma doença?

Muito frequentemente médicos e pacientes usam Asma e Bronquite como sinônimos, porque os sintomas das duas doenças são parecidos, assim como alguns de seus tratamentos . Além disso, houve uma época em que se acreditava que a Asma era uma doença exclusiva dos grandes brônquios, tal como a Bronquite Crônica, enquanto hoje já se sabe que acomete também as pequenas vias aéreas (os bronquíolos).

Os medicamentos inalatórios (``bombinhas``) atacam o coração?

Existem diferentes tipos de medicações inalatórias, todas elas muito seguras mas poucas delas agem no corpo aumentando o batimento cardíaco. Em algumas pessoas isso pode causar sintomas ou interferir no tratamento cardiológico. É muito importante a supervisão médica para o uso dessas medicações.

Os corticóides que uso pela inalação fazem o mesmos efeitos ruins quando usados em comprimido?

O uso de corticóide é o tratamento principal para os pacientes com Asma, pois tratam-se de anti-inflamatórios muito eficientes. De fato, seu uso por via inalatória reduz em muito os efeitos negativos no organismo, em comparação com o uso do comprimido ou por via venosa. Isso porque pela via inalatória os efeitos da medicação serão essencialmente nos pulmões, com muito pequena quantidade de corticóide absorvida para a corrente sanguínea. Foi o advento do uso inalatório que permitiu um controle muito melhor da doença, sem causar os efeitos adversos do uso prolongado desses comprimidos.

Agende uma Consulta

Telefone de Contato

11 3895 3192 | 11 5082-1013

Envie um WhatsApp

-

Venha para a Clínica

Av. Domingos de Morais, 2187
cj 517 - Torre Paris | São Paulo

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.