Bronquiectasias

O que é Bronquiectasias

Bronquiectasia é a dilatação (“ectasia”) anormal e irreversível dos brônquios, resultante da destruição dos componentes elástico e muscular de suas paredes.

Causas de Bronquiectasias

A bronquiectasia pode ser causada por diversas doenças, por episódios repetidos de infecção pulmonar, por doenças genéticas, pessoas que têm problemas com o funcionamento do seu sistema imunitário, pessoas com DPOC, asma grave ou doença pulmonar intersticial.

Tratamento de Bronquiectasias

Os objetivos do tratamento das bronquiectasias são: evitar ou limitar dano adicional ao parênquima pulmonar; prevenir ou reduzir a frequência de exacerbações; manter uma boa qualidade de vida do paciente. O tratamento varia de caso para caso, mas normalmente inclui:  uso de antibióticos (orais ou inalatórios), medicações inalatórias (broncodilatadores) e fisioterapia respiratória. Para inflamação e acúmulo de muco, a umidificação do ar e a inalação podem ajudar. Outras recomendações gerais envolvem ainda manter boa nutrição, realizar atividade física regular, evitar o tabagismo

Sintomas de Bronquiectasias

Dentre os principais sintomas estão:

  • Tosse crônica
  • Expectoração, que muitas vezes é amarelada
  • Falta de ar
  • Infecções repetidas nas vias respiratórias e nos pulmões

Diagnóstico de Bronquiectasias

A avaliação diagnóstica envolve a identificação das bronquiectasias através de exames de tomografia, porém o mais importante é a identificação da causa etiológica, o que vai permitir interromper a piora do quadro.

Agende uma Consulta

Nossos tratamentos são guiados por rigor clínico e expertise adquirida nas melhores universidades e hospitais do país.

Telefone de Contato

(11) 5082-1013

Fale Conosco

(11) 5082-1013

Dúvidas Frequentes

Qual a diferença entre Bronquiectasias e Fibrose Cística?

Várias doenças podem causar bronquiectasias pulmonares, inclusive a Fibrose Cística, a qual frequentemente acomete outros órgãos e tem um componente genético muito bem estabelecido. Nem toda Bronquiectasia é Fibrose Cística.

Usar antibiótico por tanto tempo não faz mal para a saúde?

Um dos prejuízos que as bronquiectasias trazem para o paciente é aumentar o risco de infecções pulmonares, pois as defesas pulmonares para invasão de microorganismos foi destruída. E toda vez que uma infecção aguda acontece, a falta de ar piora e ainda há o risco de piora das sequelas pulmonares da doença. Assim, para os casos em que as infecções se tornem muito frequente, o uso preventivo e prolongado de antibióticos, por via oral ou inalatória, trarão mais benefícios que prejuízo para o paciente.

Fiz uma tomografia do tórax e no laudo descrevem a presença de bronquiectasias. Significa que eu tenho essa doença?

A presença de bronquiectasias numa tomografia de tórax significa apenas que há uma cicatriz nos pulmões, mas a relevância vai depender da extensão das bronquiectasias, os sintomas dos pacientes, e a busca da causa daquela lesão. Muitas das vezes trata-se de uma sequela de pneumonia ou infecção do passado, que não ameaçam a saúde do paciente. Sempre importante consultar um especialista para avaliar caso a caso.

Agende uma Consulta

Telefone de Contato

(11) 5082-1013

Envie um WhatsApp

-

Venha para a Clínica

Av. Domingos de Morais, 2187
cj 517 - Torre Paris | São Paulo

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.