Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

O que é Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

O conceito de cirurgia minimamente invasiva é muito amplo, porém a base do conceito está no emprego de técnicas que permitem a realização de operações com o menor dano possível ao paciente.

Quando é Indicada a Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

A cirurgia minimamente invasiva pode ser utilizada para tratamento de:

  • Câncer de pulmão
  •  Infecções pulmonares com indicação de cirurgia
  • Casos de infecções pleurais
  • Tumores do mediastino
  • Hiperidrose
  • Pectus Escavatum
  • Síndrome do desfiladeiro torácico.

O sucesso da cirurgia depende da habilidade e do treinamento do cirurgião, além da aquisição da tecnologia por parte do hospital, garantindo que a técnica possa ser realizada.

Benefícios da Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

  •  Redução do índice de complicações pós operatórias
  • Redução do tempo de internação
  • Redução do tempo de recuperação para retorno das atividades profissionais e de lazer

A cirurgia minimamente invasiva ganhou uma grande impulso com o desenvolvimento da vídeo cirurgia. O uso de microcâmeras permitem visualizar dentro da caixa torácica com muita nitidez e precisão, além disso os instrumentos cirúrgicos específicos garantem a manipulação adequada  dos tecidos.

Mais recentemente obtivemos mais um salto de tecnologia com o advento da cirurgia robótica.  O robô cirúrgico em última análise corresponde um dispositivo mecatrônico que permite uma visão em 3D e responde de forma precisa aos comandos do cirurgião o que possibilita intervenções muito complexas de forma delicada dentro da caixa torácica com uma alta precisão aliada a mínimo dano de forma dificilmente  alcançada anteriormente na cirurgia por vídeo.

Apesar da  tecnologia robótica ser muito recente, devido aos indícios consistentes de benefícios clínicos, tem se propagado rapidamente, já estando disponível em centros de excelência pelo Brasil.

Agende uma Consulta

Nossos tratamentos são guiados por rigor clínico e expertise adquirida nas melhores universidades e hospitais do país.

Telefone de Contato

(11) 5082-1013

Fale Conosco

(11) 3895-3192

Dúvidas Frequentes

Todos os casos de cirurgia torácica podem ser tratados de forma minimamente invasiva?

É fato que não, uma vez que casos como o de pacientes com tumores muito volumosos, invasivos ou quadros  infecciosos com muita alteração da anatomia, além de outras particularidades de cada paciente podem fazer com que a técnica minimamente invasiva NÃO seja a melhor para alguns casos. Importante é  se ter em mente o que vale é a discussão e decisão em conjunto do paciente e familiares com o cirurgião sobre a melhor técnica selecionada para cada caso individualmente.

A cirurgia minimamente eleva o custo do procedimento?

Essa não é uma pergunta fácil de se responder porque apesar dos materiais para cirurgia minimamente invasiva serem, a princípio, mais caros que o da cirurgia convencional , a econômica gerada pela redução da internação e pronta recuperação frequentemente torna a conta final mais barata.

Agende uma Consulta

Telefone de Contato

11 3895 3192 | 11 5082-1013

Envie um WhatsApp

-

Venha para a Clínica

Av. Domingos de Morais, 2187
cj 517 - Torre Paris | São Paulo

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.