Colagenose Pulmonar

O que é Colagenose Pulmonar

As Colagenoses, também conhecidas como reumatismos, são doenças autoimunes que podem acometer qualquer órgão do organismo, mas principalmente aqueles ricos em colágeno: a pele, as juntas, os pulmões, etc. Temos vários exemplos de colagenose, sendo as famosas o lúpus e a artrite reumatoide, mas existe uma quantidade muito grande de doenças e praticamente todas elas podem acometer o pulmão. Outros exemplos: a Esclerose Sistêmica, a Polimiosite, a Doença mista do tecido conjuntivo, e a Síndrome de Sjögren. Os pulmões podem ser acometidos nos brônquios (Bronquiolite), nos alvéolos na forma de cicatrização excessiva (Fibrose Pulmonar) ou na pleura (Derrame Pleural).

O mais frequente nessas doenças é começar pelas articulações e/ou pela pele, e só futuramente vão acometer o pulmão. Porém, há casos em que o pulmão é o primeiro órgão acometido, e uma investigação detalhada dos sintomas respiratórios é que vai permitir o diagnóstico de um reumatismo.

As causas dessas doenças é o que chamamos de autoimunidade: o sistema imunológico, que tem como função principal nos proteger de agentes externos (tais como vírus ou bactérias), passam a atacar nosso próprio corpo.

Tratamento da Colagenose Pulmonar

Envolve essencialmente medicamentos que tentam inibir a imunidade de atacar os órgãos, exigindo monitoramento médico cuidadoso e próximo.

Sintomas da Colagenose Pulmonar

Dentre os principais sintomas estão:

  • Tosse seca
  • Dor nas articulações
  • Lesões de pele das mais variadas
  • Falta de ar
  • Dor ao respirar

Diagnóstico da Colagenose Pulmonar

A avaliação diagnóstica envolve a história dos sintomas, o exame físico do pulmão e dos outros órgãos, e testes sanguíneos de autoimunidade. O teste de função pulmonar (espirometria) é muito importante para avaliar o grau de comprometimento do pulmão.

Agende uma Consulta

Nossos tratamentos são guiados por rigor clínico e expertise adquirida nas melhores universidades e hospitais do país.

Telefone de Contato

(11) 5082-1013

Fale Conosco

(11) 5082-1013

Dúvidas Frequentes

O que são doenças autoimunes?

A causas dessas doenças é o que chamamos de autoimunidade: o sistema imunológico, que tem como função principal nos proteger de agentes externos (tais como vírus ou bactérias), passam a atacar nosso próprio corpo, confundindo nossos órgãos como se invasores externos. Também são chamadas de colagenoses porque os diferentes tipos de colágenos dos tecidos corporais são seus principais alvos.

Por que o pulmão é importante nos reumatismos?

Assim como a pele e as articulações, o pulmão é rico em colágenos, sendo um dos principais órgãos acometidos por essas doenças. Além disso, dos órgãos ricos em colágeno, o pulmão é dos mais nobres, relacionado com funções importantes para a saúde. Em alguns casos, os reumatismos podem acometer mais o pulmão que outros órgãos.

O tratamento do reumatismo no pulmão é diferente daquele que faço com o meu reumatologista?

Isso depende muito de qual tipo de reumatismo, e de qual tratamento foi indicado para o controle da doença nas articulações. Muito frequentemente um medicamento que melhora a doença em um órgão, também vai ajudar no outro, mas nem sempre isso é verdade. A avaliação com um especialista passa a ser importante para considerar tratamentos específicos para o pulmão doente.

Agende uma Consulta

Telefone de Contato

(11) 5082-1013

Envie um WhatsApp

-

Venha para a Clínica

Av. Domingos de Morais, 2187
cj 517 - Torre Paris | São Paulo

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.