Pectus Excavatum

O que é Pectus Excavatum

O Pectus Excavatum  ou Peito Escavado é uma afecção caracterizada por uma deformidade da parede torácica que consiste na depressão do esterno (osso do meio do peito) e de costelas na porção anterior do do tórax. O grau acometimento é variável desde casos leves que passam despercebidos até  casos graves em que a deformidade gera, além de impacto estético, impacto na qualidade de vida dos pacientes. A condição pode estar presente desde a primeira infância, todavia, tende a se acentuar e se tornar mais aparente durante o crescimento dos ossos nos primeiros anos da adolescência.

Tratamento

O tratamento mais indicado depende da gravidade da deformidade e do impacto resultante  na qualidade de vida. Este pode variar desde a observação clínica nos casos leves e sem impacto na qualidade de vida, fisioterapia em casos leves com impacto na qualidade de vida, órtese nos casos moderados e cirurgia nos casos de grande deformidade ou grande impacto na qualidade de vida.

Como funciona a cirurgia?

Classicamente realiza-se a correção proposta por Ravitch em que por meio de uma incisão no meio do tórax se ressecam as cartilagens costais deformadas e o esterno é reposicionado com ou sem fratura e com ou sem suporte. Os maiores inconvenientes dessa técnica é o tamanho e a posição da incisão.

Mais recentemente a técnica minimamente invasiva por videotoracoscopia com colocação da chamada barra de Nuss ganhou a preferência de muitos cirurgiões e de muitos pacientes por permitir uma correção esteticamente superior e com cicatrizes menores e melhor ocultáveis. O maior inconveniente desta técnica é a necessidade da remoção da barra, em geral, após 3 anos da colocação.

Um observação importante é que  casos muito graves, principalmente os assimétricos, podem precisar de uma técnica cirúrgica combinada  entre a colocação de barra de Nuss e o Ravitch clássico.

Agende uma Consulta

Nossos tratamentos são guiados por rigor clínico e expertise adquirida nas melhores universidades e hospitais do país.

Telefone de Contato

(11) 5082-1013

Fale Conosco

(11) 5082-1013

Dúvidas Frequentes

Como é o resultado estético da correção do Pectus Escavatum com a colocação da barra de Nuss?

Em geral muito bom! Ela ocasiona a correção da deformidade de forma harmoniosa e com cicatrizes menores e posicionadas na lateral do tórax. A informação importante é que em alguns casos muito graves a técnica da com a Barra de Nuss pode não ser viável.

Como é a recuperação da correção do Pectus Escavatum com a colocação da barra de Nuss?

A maior parte dos pacientes necessitam de 5 a 7 dias de internação para controle adequado da dor e aprendizado postural. Entre 15 a 30 dias a maioria dos pacientes interrompem a medicação analgésica. O retorno às atividades físicas mais intensas (academia, corrida, etc) devem ser avaliadas após 30 dias de pós operatório para garantir a baixa probabilidade de rotação acidental da barra.

Os convênios cobrem a operação de correção do Pectus Escavatum com a colocação da barra de Nuss?

Em geral sim, pois o  Pectus Escavatum é uma doença com reconhecido impacto na qualidade de vida, possuindo inclusive um código, o Q67.6,  na Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Todavia, pode-se ter restrições em contrato a depender da operadora, além da não cobertura dos honorários da equipe médica.

Agende uma Consulta

Telefone de Contato

(11) 5082-1013

Envie um WhatsApp

-

Venha para a Clínica

Av. Domingos de Morais, 2187
cj 517 - Torre Paris | São Paulo

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.