Derrame Pleural

Derrame Pleural

Agende uma consulta

O que é Derrame Pleural

O derrame pleural é o acúmulo anormal de líquido no espaço pleural. A pleura é uma fina camada de reveste o pulmão e a parede do tórax. O espaço em que está contido o pulmão é chamado de espaço pleural e normalmente possui mínima quantidade do chamado líquido pleural. Quando ocorre um desbalanço na produção e reabsorção habituais do líquido pleural é que ocorre a formação do derrame pleural.  

Causas do Derrame Pleural

Diversas são as possíveis causas dessa afecção, por isso, assim que confirmada a presença do derrame pleural este deve ser investigado a fim de descobrir verdadeira causa. Dentre as causas mais encontradas estão:


  • Tuberculose
  • Pneumonia
  • Doenças cardíacas
  • Diversos tipos de câncer (principalmente mama, pulmão e linfomas)

Sintomas do Derrame Pleural


Os principais sintomas decorrentes do Derrame Pleural são:


  • Dor
  • Tosse
  • Falta de ar (muitas vezes representada pelo cansaço aos esforços)

Tratamento do Derrame Pleural

O tratamento não é voltado para o derrame pleural em si, mas sim para a doença que o causou. Em casos com derrame muito volumoso levando a sintomas agudos pode ser necessário o esvaziamento do líquido por agulha, dreno ou cirurgia.

Diagnóstico do Derrame Pleural


O diagnóstico inicial é feito através de exames de imagem como o Raio X de tórax e a Tomografia. A depender do estado clínico e sintomas associados pode ser necessária a retirada do líquido por punção com agulha, ou através de drenagem com cateter. Para casos em que a dúvida da causa persista mesmo após a análise do líquido a biópsia de pleura por procedimento minimamente invasiva pode ser indicada.

Dúvidas Frequentes


Resposta dos médicos para as dúvidas mais frequentes dos pacientes

  • Todo derrame pleural é decorrente de câncer?

    A maioria dos derrames pleurais originam-se de causas benignas, todavia, a depender dos sintomas de apresentação do derrame e da história prévia do paciente o diagnóstico de derrame pleural por câncer figura como possibilidade.

  • Há tratamento para o derrame pleural por câncer?

    A depender do tipo do câncer e do quadro clínico do paciente alguns derrames pleurais por câncer regridem com o próprio tratamento do câncer. Nos casos em que isso não ocorre ou não é possível existem tratamentos para evitar o acúmulo do líquido melhorando a qualidade de vida do paciente (pleurodese ou cateter de longa permanência).

  • A operação para o derrame pleural infeccioso é necessária?

    A depender da fase da doença o derrame pleural por infecção da pleura, o chamado Empiema Pleural, pode necessitar de tratamento cirúrgico. A boa notícia é que uma considerável parte desses casos  podem ser tratados com cirurgias minimamente invasivas.

Share by: