Nódulo Pulmonar

Nódulo Pulmonar

Agende uma consulta

O que é Nódulo Pulmonar

Nódulo pulmonar é um termo utilizado para determinadas  alterações radiológicas encontradas nos exames de imagem direcionados ao pulmão. Essas alterações podem ser representar desde alterações inespecíficas, na maioria das vezes  cicatrizes que não precisam de nenhum de tratamento, passando por tumores benignos e quadros infecciosos, até câncer de pulmão em fase inicial.


É justamente essa possibilidade de um nódulo pulmonar representar um câncer no pulmão nos estágios iniciais que torna tão importante estudar esse achado.


Todo nódulo deve ser analisado por um especialista, para que se defina a melhor conduta. Esta pode variar desde da observação através de exames radiológicos periódicos até a indicação de biópsia por diversos procedimentos. 

Sintomas do Nódulo Pulmonar

Normalmente os nódulos pulmonares não dão sintomas, são achados em exames de rotina, achados ao acaso em exames feitos por outros motivos, como por exemplo após um trauma de tórax ou, mais recentemente, achados em pacientes de risco elevado, notadamente os fumantes, que  iniciam o programa de exames conhecido como rastreamento que pode ajudar na detecção precoce do câncer.

Agende uma Consulta

Nossos tratamentos são guiados por rigor clínico e expertise adquirida nas melhores universidades e hospitais do país.

LIGUE PARA NÓS

(11) 91046-3620
(11) 3895-3192

Dúvidas Frequentes


Resposta dos médicos para as dúvidas mais frequentes dos pacientes

  • Quais são os tipos de nódulo?

    Os nódulos podem ser benignos (cicatrizes, infecções, nódulos inflamatórios) ou malignos(câncer de pulmão ou tumores metastáticos de outros órgãos).

  • Quando se preocupar com nódulos pulmonares que aparecem nos exames?

    Os nódulos devem receber atenção especial são aqueles com características radiológicas suspeitas (determinadas pelo radiologista), principalmente em pacientes  tabagistas ou ex-tabagistas, em pacientes com história prévia de tumores malignos, em pacientes com mais de 50 anos. Uma especial atenção deve ser reservada para os nódulos que estejam aumentando de tamanho durante o seguimento.

Share by: