Cigarro eletrônico suplementado com vitamina: faz bem ou mal?
Como médico e pneumologista, toda nossa formação é voltada com intuito de promover e melhorar a saúde respiratória dos nossos pacientes.
Toda forma de fumo é prejudicial ao corpo. Ponto final.
Não existe discussão sobre os malefícios dos cigarros, cachimbos e charutos em vários aspectos em nosso organismo.
Os vapers
(uma das formas de chamar os dispositivos eletrônicos de fumar = DEFs) surgiram com a promessa de que seriam formas seguras para quem não consegue largar o tabagismo. Já está muito bem documentado que esses dispositivos podem causar sérios problemas ao pulmão, sobretudo um quadro grave com necessidade de intubação e risco de morte, chamado EVALI.
Entretanto, a maioria dos problemas acontece a longo prazo com diversas substâncias criadas no processo de formação da fumaça desses aparelhos.
Alguns dos riscos incluem:
- Exposição a substâncias químicas:
O líquido usado em cigarros eletrônicos pode conter substâncias tóxicas, como diacetil, que pode causar problemas respiratórios graves.
- Danos ao sistema cardiovascular:
O vapor do cigarro eletrônico pode afetar negativamente o coração e os vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
- Problemas de segurança:
Os cigarros eletrônicos podem explodir ou incendiar, causando ferimentos graves.
- Efeitos sobre o desenvolvimento cerebral:
O uso de cigarros eletrônicos por adolescentes pode afetar negativamente o desenvolvimento cerebral.
Diante disso, vincular a associação de suplementação de vitaminas nesses dispositivos é só mais uma forma de mascarar o problema. É importante frisar que não existe nenhuma evidência de que vitaminas são absorvidas pela via inalatória.
Além disso, nenhum DEF está aprovado para comercialização pela ANVISA. Logo, não existe nenhum dado de segurança de que esses dispositivos com ou sem vitamina possam, ou devam ser usados.
Então fique atento em relação a essas propagandas enganosas e mantenha o adequado cuidado com a sua saúde. Diga não ao cigarro eletrônico, seja ele o tipo que for.
Acesse a nossa
central educativa para mais conteúdos como este!
Responsável técnico:
Dr. Rodrigo Abensur Athanazio | Pneumologista
CRM-SP 122658 | RQE: 42009 e 42010