Estamos no período de maior demanda nos Prontos Socorros em relação às doenças respiratórias – de março a junho – devido ao aumento da circulação dos vírus que podem acometer gravemente pessoas de todas as idades, em especial crianças e idosos.
O ar seco característico do outono somado a maior circulação dos vírus respiratórios geram uma proliferação de infecções nas vias aéreas superiores, causando gripes, resfriados, crises de asma, pneumonias e bronquiolites.
Portanto, neste conteúdo, mostraremos quais são as principais doenças respiratórias , seus sintomas mais comuns e como se prevenir.
Acompanhe a leitura do artigo para conferir o que você precisa saber sobre o assunto!
Segundo especialistas, é muito importante atentar-se a alguns sintomas específicos nessa época do ano, pois podem ser manifestações de quadros mais graves.
Entre eles, podemos citar:
Esses sinais devem ser interpretados como um alerta para procurar um atendimento de urgência.
Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre como as doenças respiratórias se manifestam, apresentaremos as principais patologias crônicas ligadas ao sistema respiratório que demandam mais atenção durante este período do ano.
A asma consiste no estreitamento dos brônquios, que são os canais que levam ar para os pulmões, dificultando a passagem do ar e provocando broncoespamos e contrações . As crises interferem na respiração.
Quando ocorre a inflamação dos brônquios, há um aumento na secreção de muco, aumentando ainda mais o problema respiratório. Uma pessoa com asma tem mais dificuldade para expirar do que inspirar, uma vez que o ar inspirado tende a ser aprisionado nos pulmões, causando uma sensação de sufoco.
Pessoas de qualquer idade podem ser afetadas pela asma, apesar da doença, na maioria dos casos, ser diagnosticada na infância. Além disso, é comum manifestar-se em pessoas da mesma família.
Seus principais sintomas são:
Lembrando que gripes e resfriados costumam agravá-los.
É recomendado tomar muito líquido . Cerca de cinco a oito copos por dia podem ajudar a diluir a secreção brônquica, facilitando a expectoração. Também é importante praticar exercícios respiratórios e evitar medicamentos indutores do sono , pois tornam a respiração mais lenta.
Rinite é a inflamação, aguda ou crônica, de fundo alérgico, irritativo ou infeccioso da mucosa nasal . Enquanto os casos agudos são, em sua maioria, causados por vírus , os casos recorrentes ou crônicos são determinados pela rinite alérgica , geralmente induzida pela exposição a substâncias alérgenas (que causam reação alérgica com resposta inflamatória) – entre elas os fungos, ácaros da poeira domiciliar, baratas, pólen e animais domésticos.
As principais substâncias irritantes são os compostos voláteis utilizados em produtos de construção e de limpeza e a fumaça do cigarro, que desencadeiam os sintomas por mecanismos não imunológicos.
Entre os sintomas comuns , podemos citar:
Em geral, acompanham lacrimejamento, vermelhidão e coceira. É comum que, nos casos crônicos , ocorra também a perda do olfato e paladar .
Para evitar crises de rinite alérgica, é recomendado manter a casa sempre limpa e arejada, evitar cortinas de tecido e tapetes, assim como qualquer outro objeto que possa acumular poeira.
Além disso, deve-se evitar o fumo, realizar atividades físicas e, em alguns casos, a perda de peso é recomendada.
A DPOC é uma patologia que está diretamente relacionada ao tabagismo , que pode se agravar quando não há um tratamento adequado e comprometer a qualidade de vida do paciente. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2020 a DPOC será a terceira principal causa de morte no mundo.
A doença atinge principalmente pessoas com mais de 60 anos , mas também pode ser identificada em pessoas mais jovens – causando falta de ar e gerando internações com muita frequência.
Entre as principais complicações que a DPOC pode desencadear, estão:
Para concluirmos, é muito importante que você procure atendimento médico especializado para que seja possível obter o diagnóstico correto da doença respiratória crônica. Afinal, milhões de pessoas são afetadas todos os anos – seja por falta de prevenção ou por conta de surtos.
–
Gostou das dicas que abordamos neste post sobre doenças respiratórias ? Quer continuar recebendo mais conteúdos como este todas as semanas? Então, não deixe de acompanhar as postagens do blog. Agradecemos a atenção!
Clínica Aconchegante, profissionais diferenciados e bem preparados!!
Thiago via Google
A CDRA tem ótimo atendimento, com ótimos profissionais à nossa disposição!
Sérgio via Google
Dr. Athanazio é um excelente médico, atencioso e gentil. Transmite muita segurança, com informações de forma clara e eficiente.
Thiago via Google
Simplesmente incríveis! O tratamento escolhido pelo Dr Alexandre de Mello Kawassaki salvou a minha vida. Eu já tinha passado com 4 médicos antes dele e só piorava. Até que passei em consulta e ele trocou os medicamentos, me ensinou a utilizar o sabutamol e assim melhorei das minhas crises de asma. Agradeço imensamente por ele me devolver a vida!
Recepção limpa e organiza! Recepcionista super educada e gentil. Super recomendo!
Naomy via Google
Em Dezembro de 2020 fui diagnosticado com Covid-19. Através do monitoramento e acompanhamento constante da CDRA e do Dr. Alexandre de Mello Kawassaki consegui me recuperar plenamente. A clínica e seu corpo clínico são extremamente sérios e focados no melhor para o paciente.
Tiago via Google
Venha expressar imensamente gratidão ao Dr. Alexandre de Mello Kawassaki, profissional referência na área. Sem palavras para descrever, ele foi uma luz na nossa família e no caso da minha mãe que estava com água no pulmão.
Recomendo 1000%... Esse agradecimento é muito pouco perto do que ele fez. Obrigado Dr. Alexandre.
Rafael via Google
Dr. Rodrigo Athanazio é um dos melhores pneumologistas do Brasil/mundo, referência em tudo!! Confio e sempre vou confiar!!
Marcelo via Google
Obrigada por entrar em contato conosco. Retornaremos assim que possível.
Ops, houve um erro ao enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.
Copyright © 2024 Clínica CDRA
Rua Domingos de Morais, 2187, Cj 517 Torre Paris
Vila Mariana, São Paulo - SP, 04035-000, Brasil