Quais os sintomas da hipertensão arterial pulmonar e como é o diagnóstico?

Clínica CDRA • 16 de abril de 2021
A hipertensão arterial pulmonar é considerada uma doença rara que interfere em outras questões da saúde de quem é diagnosticado. Por exemplo, segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas, 59% dos pacientes se sentem deprimidos.

Trata-se de uma doença que aumenta a pressão arterial nos pulmões, dificultando a passagem do sangue e aumentando a resistência do sistema vascular pulmonar, o que sobrecarrega o coração. Embora qualquer pessoa possa desenvolver a patologia, é mais frequente em mulheres entre 20 e 40 anos. Além disso, 10% dos casos são hereditários.

Continue lendo para entender quais os sinais que indicam o desenvolvimento da hipertensão arterial pulmonar e saiba como é feito o diagnóstico!

Quais são os sintomas da hipertensão arterial pulmonar?

Apesar de os sinais da hipertensão arterial pulmonar só serem percebidos em um estágio mais avançado, o principal sintoma é a dificuldade de respirar. Com isso, o paciente queixa-se de um cansaço, que piora posteriormente em caráter progressivo. Além disso, quando o paciente começa a sentir alterações, pode apresentar:



  • fadiga;
  • dores no peito;
  • vertigem;
  • pele azulada;
  • desmaios;
  • veias do pescoço distendidas;
  • inchaço nos tornozelos e/ou pés;
  • abdômen dilatado;
  • tontura ao fazer esforço físico.


Com o avanço da doença, a pessoa pode se cansar ao fazer pequenas tarefas, como andar por uma curta distância, subir degraus e até mesmo em funções diárias simples, como tomar banho.

Como é feito o diagnóstico?

O termo “hipertensão pulmonar” abarca 5 grupos que a classificam como:  hipertensão arterial pulmonar, hipertensão pulmonar por problema cardíaco esquerdo, hipertensão pulmonar devido a doenças pulmonares e/ou hipóxia, hipertensão pulmonar tromboembólica Crônica e hipertensão pulmonar por vários fatores.



No entanto, a doença também pode ter causas desconhecidas e, por isso, resultar em um diagnóstico conciso não é fácil. Em alguns casos, pode-se chegar a ele quando o paciente apresenta falta de ar e/ou cansaço sem motivos aparentes. Inclusive, ela pode ser confundida com doenças cardíacas e outras doenças respiratórias.


O fato é que, embora difícil de ser diagnosticada, principalmente no início, há alguns exames necessários que ajudam a chegar ao diagnóstico da  hipertensão arterial pulmonar, como:


  • teste de função pulmonar;
  • tomografia;
  • ecocardiograma;
  • análise de perfusão-ventilação;
  • exames de sangue.


Vale ressaltar que muitos desses exames servem para afastar outras doenças que podem se apresentar com sintomas semelhantes aos da hipertensão arterial pulmonar. 


O ecocardiograma é o exame de escolha para triagem de pacientes com suspeita de hipertensão pulmonar, uma vez que este exame permite estimar a pressão da artéria pulmonar. 


Para o diagnóstico definitivo, é necessária a realização de cateterismo para medida direta das pressões da artéria pulmonar. Por isso, é muito importante a experiência do especialista para aprofundar ainda mais a investigação.

O que fazer depois do diagnóstico?

Por fim, agora que você entendeu quais são os sintomas, é fundamental também saber que a hipertensão arterial pulmonar tem tratamento. É muito importante consultar um médico sempre que notar o aparecimento de qualquer um dos sintomas, pois, quanto antes for diagnosticada, mais eficaz pode ser o tratamento de um paciente com hipertensão pulmonar.



O artigo foi útil para você? Então acesse a nossa central educativa para mais conteúdos como esse!


Saúde Respiratória em Períodos de Clima Seco
Por CDRA 14 de abril de 2025
Com a chegada das estações mais secas, como o outono e o inverno, confira dicas para Prevenção da Saúde Respiratória em Períodos de Clima Seco!
pneumonia é contagiosa
Por CDRA 7 de abril de 2025
Muitas pessoas se perguntam se a pneumonia é contagiosa, e a resposta depende do tipo e da causa específica da infecção. Confira!
pesquisa científica estudos clínicos
Por CDRA 2 de abril de 2025
A pesquisa científica, especialmente na área médica, é fundamental para o desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos que salvam vidas.
Desmistificando a Fibrose Pulmonar
Por CDRA 26 de março de 2025
A fibrose pulmonar é um termo que costuma assustar, e com razão. Muitas pessoas, ao ouvirem essa expressão, imediatamente a associam à fibrose pulmonar idiopática…
Vacinas antipneumocócicas
Por CDRA 26 de fevereiro de 2025
As vacinas pneumocócicas disponíveis no mercado têm diferentes composições, sendo as principais a vacina conjugada. Leia mais
Lesões Pulmonares secundárias a Radioterapia
Por CDRA 20 de fevereiro de 2025
Você sabia que a radioterapia pode causar efeitos adversos nos tecidos saudáveis ao redor da área irradiada, especialmente no pulmão? Entenda aqui!
refluxo e pulmão
Por CDRA 6 de fevereiro de 2025
O Refluxo pode ter impactos significativos na saúde respiratória, causando ou agravando diversas condições pulmonares. Entenda mais!
 metapneumovírus
Por CDRA 4 de fevereiro de 2025
O metapneumovírus humano (HMPV) é um vírus respiratório que pode provocar sintomas como tosse, febre, congestão nasal e dor de garganta.
pneumonia de hipersensibilidade
Por CDRA 26 de novembro de 2024
A pneumonia de hipersensibilidade é uma condição que requer atenção cuidadosa e um diagnóstico preciso
sinusite
Por CDRA 31 de outubro de 2024
A sinusite é uma das condições respiratórias mais comuns e pode atingir pessoas de todas as idades. Também conhecida como rinossinusite, essa condição ocorre quando…
Mais Artigos