A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono – ou simplesmente apneia do sono – é uma doença crônica caracterizada por recorrentes e temporárias pausas respiratórias durante o sono.
Essa condição é uma das principais causas de um sono de má qualidade, que impossibilita o paciente de ter um descanso reparador e profundo. Como consequência, a pessoa começa a ter uma queda no bem-estar diário, com efeitos como sonolência excessiva e irritabilidade.
Além disso, a apneia do sono pode levar ao surgimento de doenças e problemas graves de saúde. Ainda assim, muitos pacientes não buscam um diagnóstico ou tratamento adequado, o que torna a apneia um sério desafio para a saúde pública.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar melhor as características da apneia do sono e facilitar o reconhecimento da síndrome e, consequentemente, a busca por tratamento.
A seguir, você vai entender o que é a apneia do sono, seus sintomas, por que ela acontece, os impactos na vida do paciente e como funciona a profilaxia. Confira!
A apneia do sono é uma doença na qual ocorrem obstruções nas vias aéreas do paciente durante o sono. Isso gera as chamadas apneias – que são pausas respiratórias de pelo menos 10 segundos, com total oclusão da passagem de ar – ou as hipopneias – nas quais a oclusão é parcial, com cerca de 30% a 50% da passagem de ar.
Essas pausas respiratórias são recorrentes, podendo acontecer dezenas ou até mesmo centenas de vezes durante uma só noite de sono. E, a cada apneia, o paciente é forçado a despertar para conseguir respirar. Esse ciclo constante gera um sono de má qualidade e não permite que a pessoa tenha um sono profundo e reparador.
A apneia pode ter diferentes graus, cuja classificação leva em conta o IAH (Índice de Apneia-Hipopneia), isto é, a quantidade total de apneias e hipopneias por hora de sono. Assim, há quatro níveis de classificação:
Vale mencionar que, para avaliar o grau de apneia do sono, o paciente deve realizar um exame chamado polissonografia, que é realizado durante uma noite inteira, sob supervisão de um profissional habilitado.
A obstrução das vias áreas dificulta a respiração, causando uma vibração da garganta durante a passagem do ar. É por isso que a pessoa com apneia do sono tem como principal sintoma o ronco. E, nesses pacientes, a situação é bastante peculiar.
O ronco é alto, persistente e cíclico. Por vezes, durante a noite, a pessoa para de roncar, mas depois de um tempo retorna com um barulho ainda mais alto, podendo ocorrer até mesmo tosse ou engasgo.
Vale lembrar que apenas o ronco não é suficiente para o diagnóstico de apneia! É verdade que toda pessoa com apneia ronca, mas o processo inverso nem sempre ocorre. Ou seja, nem toda pessoa que ronca tem apneia.
Veja outros sintomas muito associados à apneia do sono:
Aqui, é importante mencionar que nem sempre o paciente com apneia do sono consegue identificar esses sintomas. Às vezes, ele nem percebe que ronca ou não associa os sinais ao distúrbio.
É por isso que, em muitos casos, o problema é relatado pelo(a) companheiro(a), e não propriamente pelo paciente. Inclusive, uma das grandes consequências da apneia do sono é o forte impacto na qualidade de vida dos parceiros(as). Isso pode até mesmo afetar os relacionamentos.
Você já sabe o que é e quais são os sintomas da apneia do sono. Mas, afinal, por que ela acontece? O fato é que a apneia pode ocorrer por vários fatores, geralmente ligados à anatomia do corpo.
O que acontece é que a nossa garganta é estreita e, ao dormir, há um relaxamento da musculatura, propiciando a queda da língua e o deslocamento da mandíbula. Toda essa configuração cria uma obstrução na garganta, atrapalhando a passagem do ar.
Além do relaxamento anormal da língua e da garganta, outros fatores que também podem causar a apneia do sono são:
Se você suspeita que tem apneia do sono, ou até mesmo já recebeu o diagnóstico, é importante ter conhecimento das consequências desse distúrbio.
Como já vimos anteriormente, um dos principais impactos está relacionado à queda da qualidade de vida do paciente. Isso porque uma noite bem dormida é fundamental para que a pessoa possa repor as energias e manter seu bem-estar.
Mas, com a apneia do sono, o paciente precisa despertar inúmeras vezes durante a noite para voltar a respirar, na maioria das vezes isso acontece de forma inconsciente,. Tão logo volta a dormir, suas vias aéreas são obstruídas e as pausas respiratórias voltam a se repetir.
Dessa forma, fica impossível dormir bem - e é por isso que a pessoa com apneia apresenta sonolência diurna, falta de concentração e demais sintomas que prejudicam o seu dia a dia.
Inclusive, acidentes de trabalho e trânsito são comuns em pessoas com distúrbio do sono. Afinal, a falta de um sono de qualidade deixa o paciente muito cansado, aumentando sua desatenção e até mesmo fazendo-o ter cochilos involuntários ao longo do dia.
Além disso, quando não tratada, a apneia do sono pode propiciar o surgimento de graves problemas de saúde. Os mais comuns são os efeitos sobre o coração.
Isso porque, durante a pausa respiratória, ocorre queda de oxigenação do sangue e aumento do batimento cardíaco e da pressão arterial. Ao despertar, os níveis voltam ao normal.
É como se o paciente estivesse em um trabalho intenso durante o sono, em vez de o corpo estar simplesmente descansando. Esse ciclo recorrente de queda e retomada do oxigênio no sangue é um forte potencial desencadeador de doenças cardiovasculares, como:
Além disso, as recorrentes noites mal dormidas geram um desequilíbrio hormonal no paciente, levando-o ao risco de desenvolver doenças como:
Para tratar a apneia do sono, o médico indicará o procedimento mais adequado, levando em conta vários fatores, como o IAH encontrado na polissonografia, o grau de queda da oxigenação do sangue e se o paciente tem outras doenças, como as cardiovasculares.
Em casos mais graves, a terapia do sono com pressão positiva – conhecida como CPAP – é uma das opções de tratamento mais recomendadas. Trata-se de um aparelho que fornece fluxo de ar positivo constante para o paciente, evitando a obstrução das vias respiratórias.
Dessa forma, é possível eliminar as ocorrências de apneias e hipopneias e o paciente consegue ter uma noite de sono bem dormida, sem interrupções ou desconfortos.
Além disso, existem algumas boas práticas que podem contribuir para a melhora do quadro. Veja o que você pode fazer:
Como você pôde ver, a apneia do sono é um distúrbio grave e que pode levar ao desenvolvimento de problemas potencialmente letais. Por isso, não negligencie os sintomas e nem mesmo o ronco – que às vezes pode parecer inofensivo, mas na verdade prejudica o seu bem-estar.
Com o tratamento, você não só melhora sua qualidade de vida e a do(a) companheiro(a), como também evita o surgimento de doenças mais graves. Portanto, não deixe de buscar a ajuda de um profissional para o diagnóstico e tratamento corretos.
Para obter mais informações sobre doenças respiratórias, acesse nossa Central Educativa!
Clínica Aconchegante, profissionais diferenciados e bem preparados!!
Thiago via Google
A CDRA tem ótimo atendimento, com ótimos profissionais à nossa disposição!
Sérgio via Google
Dr. Athanazio é um excelente médico, atencioso e gentil. Transmite muita segurança, com informações de forma clara e eficiente.
Thiago via Google
Simplesmente incríveis! O tratamento escolhido pelo Dr Alexandre de Mello Kawassaki salvou a minha vida. Eu já tinha passado com 4 médicos antes dele e só piorava. Até que passei em consulta e ele trocou os medicamentos, me ensinou a utilizar o sabutamol e assim melhorei das minhas crises de asma. Agradeço imensamente por ele me devolver a vida!
Recepção limpa e organiza! Recepcionista super educada e gentil. Super recomendo!
Naomy via Google
Em Dezembro de 2020 fui diagnosticado com Covid-19. Através do monitoramento e acompanhamento constante da CDRA e do Dr. Alexandre de Mello Kawassaki consegui me recuperar plenamente. A clínica e seu corpo clínico são extremamente sérios e focados no melhor para o paciente.
Tiago via Google
Venha expressar imensamente gratidão ao Dr. Alexandre de Mello Kawassaki, profissional referência na área. Sem palavras para descrever, ele foi uma luz na nossa família e no caso da minha mãe que estava com água no pulmão.
Recomendo 1000%... Esse agradecimento é muito pouco perto do que ele fez. Obrigado Dr. Alexandre.
Rafael via Google
Dr. Rodrigo Athanazio é um dos melhores pneumologistas do Brasil/mundo, referência em tudo!! Confio e sempre vou confiar!!
Marcelo via Google
Obrigada por entrar em contato conosco. Retornaremos assim que possível.
Ops, houve um erro ao enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.
Copyright © 2024 Clínica CDRA
Rua Domingos de Morais, 2187, Cj 517 Torre Paris
Vila Mariana, São Paulo - SP, 04035-000, Brasil