Como tomar a vacina da gripe no contexto de vacinação da COVID-19?
Todo ano recomenda-se a vacinação para gripe (influenza) antes do inverno para grupos de risco como crianças, idosos, gestantes e pacientes com doenças crônicas. Neste ano, como de costume, essa recomendação continua sendo verdade. Entretanto, a vacinação da gripe ganhou um destaque ainda maior no contexto atual da pandemia da COVID-19. A saúde respiratória nunca ficou tanto em evidência e é preciso entender algumas particularidades para vacinação da gripe no contexto da vacinação para COVID-19.
Abaixo listamos algumas perguntas que esperamos auxiliá-los para o adequado processo de recebimento dessas vacinas.
A vacina da gripe previne a infecção da COVID-19?
Não. A vacina da gripe não tem intuito de proteger contra COVID-19. Para proteção contra COVID-19 reforçamos as medidas de distanciamento social, uso de máscaras, higiene das mãos e vacinação específica com as vacinas da COVID-19.
Entretanto, é importante lembrar que na época do inverno aumenta-se muito o número de casos de gripe causados pelo vírus influenza e, diante disso, faz-se necessário manter a prevenção desta doença que pode apresentar complicações graves sobretudo nos pacientes de grupo de risco.
A vacina da gripe pode ser tomada junto com a vacina da COVID-19?
Não. É recomendado que essas vacinas não devam ser tomadas simultaneamente.
Para pacientes que têm indicação de receber as duas vacinas, um tempo mínimo de duas semanas deve ser respeitado entre as vacinas. Diante da pandemia da COVID-19, recomendamos que os pacientes que estejam próximos de serem convocados para receber a vacina contra COVID-19 priorizem esta vacina para depois receberem a vacina da gripe.
Qual vacina contra COVID-19 devo tomar se também tiver que tomar a vacina da gripe?
Não existe contraindicação para uso de nenhuma das vacinas contra COVID-19 aprovadas no Brasil caso a vacina da gripe também tenha que ser aplicada ao paciente. Importante ressaltar apenas que o tempo de duas semanas entre o recebimento dessas vacinas deve ser respeitado.
Como tomar a vacina da gripe se recebi a vacina Coronavac contra COVID-19?
Se você recebeu ou vai receber a primeira dose da vacina Coronavac, você deve esperar receber a segunda dose desta vacina. Só após a segunda dose da Coronavac você deve esperar o tempo mínimo de duas semanas e daí receber a vacina para gripe. É importante lembrar que a segunda dose da Coronavac deve ser aplicada com intervalo de 2 a 4 semanas.
Como tomar a vacina da gripe se recebi a vacina Astrazeneca/Oxford contra COVID-19?
Se você recebeu ou vai receber a primeira dose da vacina Astrazeneca/Oxford, você deve esperar duas semanas desta primeira dose e receber a vacina da gripe.
Recomenda-se o recebimento da segunda dose da Astrazeneca/Oxford após 3 meses da primeira dose. Visto que o tempo entre as duas doses da Astrazeneca/Oxford é maior torna-se viável e seguro o recebimento da vacina da influenza neste período.
Se a expectativa para eu tomar a vacina contra COVID-19 for demorada, posso tomar a vacina da gripe primeiro?
Sim. Caso não haja expectativa do grupo em que você se encontra ser contemplado com a vacina da COVID-19 nas próximas semanas, recomendamos que tome a vacina da gripe primeiro. Após a vacinação da gripe, você poderá receber qualquer vacina contra COVID-19 após duas semanas.
Esperamos que esse artigo tenha te auxiliado a tirar suas dúvidas quanto
à vacinação da gripe
no contexto da pandemia de
COVID-19.