Saiba mais sobre os tratamentos antitabagismo
O tabagismo é a maior causa de morte prevenível no mundo. Responsável por causar cânceres, como o de pulmão, garganta, bexiga, esôfago e entre outros.
Além de afetar o sistema respiratório, causando DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), fibrose pulmonar e outras doenças, o tabagismo também afeta o sistema cardiovascular, provocando AVC, infarto e obstruções arteriais nos membros.
Como funciona o vício?
O consumo do tabaco causa várias doenças. Em um cigarro, há mais de 4000 substâncias, sendo, pelo menos, 50 delas cancerígenas. A nicotina presente no cigarro é a responsável pelo vício, pois produz sensação de prazer. É ela quem provoca a necessidade crescente de consumir cigarros e, em um tempo cada vez mais, curto a fim de manter a sensação de bem-estar.
Portanto, o tabagismo deve ser combatido o quanto antes, para evitar o desenvolvimento de tantas doenças e a piora progressiva do vício.
Existe tratamento para parar de fumar?
Atualmente, um passo importante no tratamento é caracterizar a dependência, pois ela pode ser química ou psicológica, e na maior parte das vezes, as duas simultaneamente.
Baseado neste perfil, um tratamento pode ser prescrito para auxiliar o tabagista a abandonar o vício. Normalmente, são utilizadas
medicações para controle de ansiedade e diminuição de fissuras. A
reposição de nicotina também pode ser recomendada.
Muitas vezes,
métodos não medicamentosos podem ajudar, como atividades físicas, meditação, mudança de hábitos e novos hobbies.
O cigarro eletrônico pode ser utilizado para ajudar a parar de fumar?
O Cigarro eletrônico não é uma boa estratégia para parar de fumar por diversos motivos:
1)
Também possui nicotina e substâncias tóxicas em sua composição, inclusive alguns componentes cancerígenos;
2) Além da nicotina (que causa o vício) e do tabaco, são utilizados fluidos que também podem ser prejudiciais à saúde do pulmão;
3) Os cigarros eletrônicos não são regulamentados no Brasil, dessa forma, a composição dos fluidos e das substâncias que causam cheiro e sabor não é conhecida em sua totalidade.
Ainda existem muitos tabagistas no Brasil?
Desde a década de 80, o consumo de tabaco no formato de cigarro tem diminuído.
No entanto, outras formas de tabagismo, como uso de Narguilé e cigarro eletrônico, têm ganhado muito espaço, principalmente entre os
jovens.
Esperamos que essas informações sejam úteis para você ou para alguém próximo que deseja parar de fumar, a hora é agora!
Acesse a nossa
Central Educativa e acompanhe mais assuntos como este!