Agosto Branco: Atenção para o Câncer de Pulmão
Importância dos Exames de Rastreamento
Você sabia que Agosto é o mês dedicado a
prevenção do Câncer de pulmão? É chamado
Agosto Branco.
O câncer de pulmão é um dos mais frequentes em todo o mundo.
No Brasil, estima-se que, por ano, mais de 30 mil pessoas serão diagnosticadas com câncer de pulmão. Destes casos, cerca de 60% a 80% serão descobertos em estágios avançados ou já com metástases.
É importante esclarecer que existe um grupo que se
beneficia de exames periódicos para rastreamento de câncer de pulmão. Isso porque na maior parte das vezes, o câncer é silencioso, e só causará sintomas como
falta de ar, tosse e saída de sangue na secreção
quando já estiver em estágio avançado.
Quando devo buscar auxilío médico?
As pessoas com as seguintes características, são consideradas de alto risco para ter câncer de pulmão. E ao longo de suas vidas devem procurar um pneumologista para realização de exames:
- Idade acima de 55 anos
- Fumante ativo (mais de 30 anos fumando 1 maço por dia)
- Ex-fumante que cessou há menos de 15 anos
O exame de rastreamento que deve ser realizado nas pessoas classificadas como de alto risco é uma tomografia computadorizada, e como deve ser feita anualmente, muitas vezes é utilizada a tomografia de baixa dose, usando menor dose de radiação para detectar lesões que podem ser câncer de pulmão.
Portanto, se você, ou algum familiar, se encaixe no perfil de alto risco para câncer de pulmão, recomendamos as consultas para investigação com um Médico Pneumologista. Essa atitude pode aumentar significativamente as chances de cura do câncer de pulmão.
E o mais importante: parar de fumar quanto antes é fundamental para diminuir o risco de aparecimento dessa doença tão perigosa e letal.
Quer saber mais de assuntos como este? Acesse a nossa
Central Educativa.
Responsável Técnico:
Dra. Carolina Salim G. Freitas
CRM 131517