Realizar o diagnóstico de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é fundamental, porque permite direcionar o melhor tratamento e, assim, devolver a qualidade de vida ao paciente.
Quando se pensa em doença pulmonar, o diagnóstico muitas vezes requer a realização de análise clínica e exames específicos. Isso porque os sintomas são comuns a diversas complicações que atingem o trato respiratório, o que pode gerar confusão caso a avaliação seja superficial.
Mas afinal, como saber se tenho DPOC? Continue a leitura e veja mais!
O diagnóstico de DPOC costuma ter várias etapas. São elas:
Inicialmente, o médico analisa os sintomas que o paciente apresenta. De forma geral, os sinais mais comuns de DPOC são:
Ainda nesta etapa, é preciso informar se há histórico familiar desse tipo de doença, pois, apesar de raro, ela pode ter como causa a hereditariedade.
Outro passo fundamental do diagnóstico de DPOC recai sobre os hábitos do paciente, com destaque para o tabagismo. Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, estima-se que 90% dos portadores dessa doença sejam fumantes ou ex-fumantes. Neste último caso, o perfil mais comum são pessoas acima de 40 anos que tenham fumado por pelo menos 10 anos.
Além disso, é importante avaliar se há exposição frequente à poluição, poeira e demais resíduos tóxicos, pois eles também podem irritar o pulmão e desencadear no problema.
Em muitos casos, somente após a realização de testes específicos que é possível determinar que doença se trata. Através dele, são medidos:
Entre eles, destaca-se a espirometria , um teste não-invasivo considerado simples e rápido. A sua realização consiste em soprar em um bocal o máximo possível de ar presente nos pulmões. Essa informação é transmitida para uma máquina chamada de espirômetro, que calcula a quantidade de ar soprada no primeiro segundo, a quantidade total de ar soprada e a quantidade de ar inspirada.
Esse exame permite o diagnóstico de DPOC, a gravidade em que a doença se encontra e, ainda, ajuda a detectá-la antes mesmo dos sintomas se desenvolverem. Além disso, caso não seja confirmada a existência de DPOC , os resultados podem direcionar a outras causas dos sintomas, como asma, fibrose pulmonar ou insuficiência cardíaca.
Outro exame que pode ser realizado é o teste de capacidade de difusão pulmonar , que tem como objetivo avaliar o grau de eficiência com que o oxigênio é enviado dos alvéolos para o sangue.
Também pode ser realizada a pletismografia , que consegue medir a quantidade de ar armazenada pelos pulmões, indicando um tamanho pulmonar normal, aumentado ou reduzido.
É preciso ter em mente que a respiração é uma função primordial para o organismo e saúde como um todo. Caso os sintomas sejam mal diagnosticados ou não tratados adequadamente, eles podem piorar e, com isso, reduzir a qualidade de vida do paciente.
Além disso, essa doença é porta de entrada para outras complicações, principalmente infecções, câncer pulmonar e até doenças que envolvem o coração , visto que as funções destes órgãos estão intimamente ligadas.
Fique atento, um bom diagnóstico de DPOC é realizado somente com avaliação médica competente, exames e testes específicos, por isso a doença passa despercebida por muitas pessoas.
Procure um pneumologista e realize todos os exames que forem necessários para diagnosticar DPOC e iniciar a terapia que for mais apropriada para você!
O post Tudo que você precisa saber sobre o diagnóstico de DPOC apareceu primeiro em CDRA.
Clínica Aconchegante, profissionais diferenciados e bem preparados!!
Thiago via Google
A CDRA tem ótimo atendimento, com ótimos profissionais à nossa disposição!
Sérgio via Google
Dr. Athanazio é um excelente médico, atencioso e gentil. Transmite muita segurança, com informações de forma clara e eficiente.
Thiago via Google
Simplesmente incríveis! O tratamento escolhido pelo Dr Alexandre de Mello Kawassaki salvou a minha vida. Eu já tinha passado com 4 médicos antes dele e só piorava. Até que passei em consulta e ele trocou os medicamentos, me ensinou a utilizar o sabutamol e assim melhorei das minhas crises de asma. Agradeço imensamente por ele me devolver a vida!
Recepção limpa e organiza! Recepcionista super educada e gentil. Super recomendo!
Naomy via Google
Em Dezembro de 2020 fui diagnosticado com Covid-19. Através do monitoramento e acompanhamento constante da CDRA e do Dr. Alexandre de Mello Kawassaki consegui me recuperar plenamente. A clínica e seu corpo clínico são extremamente sérios e focados no melhor para o paciente.
Tiago via Google
Venha expressar imensamente gratidão ao Dr. Alexandre de Mello Kawassaki, profissional referência na área. Sem palavras para descrever, ele foi uma luz na nossa família e no caso da minha mãe que estava com água no pulmão.
Recomendo 1000%... Esse agradecimento é muito pouco perto do que ele fez. Obrigado Dr. Alexandre.
Rafael via Google
Dr. Rodrigo Athanazio é um dos melhores pneumologistas do Brasil/mundo, referência em tudo!! Confio e sempre vou confiar!!
Marcelo via Google
Obrigada por entrar em contato conosco. Retornaremos assim que possível.
Ops, houve um erro ao enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.
Copyright © 2024 Clínica CDRA
Rua Domingos de Morais, 2187, Cj 517 Torre Paris
Vila Mariana, São Paulo - SP, 04035-000, Brasil